quinta-feira, 8 de março de 2012

Fadiga "da alma"




Olá a todos,


Fisiologistas de plantão, me desculpem rsrsrsr, mas vocês detectaram quatro tipos de fadiga, pelo que eu sei:

- A fadiga muscular: perda de habilidade dos músculos se contraírem como se deve. Inabilidade dos músculos produzirem força, talvez devido às micro lesões, ao acúmulo de íons de fosfato e depleciação de cálcio

- A fadiga metabólica: aquela caracterizada pelo acúmulo de ácido lático, que se transforma em íons de hidrogênio e lactato, aumentando a acidose do sangue e obrigando o atleta a parar ou diminuir. Além das taxas de sódio e potássio estarem descompensadas, inviabilizando as células musculares de realizarem as devidas cargas elétricas.

- A fadiga por depleciação energética: simplesmente caracterizada gorsseiramente pelo fim dos estoques de glicogênio muscular e hepático.

- A fadiga do sistema nervoso central: aquela que acomete os atletas de ultra endurance, devido a longa duração de movimentos repetitivos. Nosso sistema nervoso simplesmente tenta salvar nosso corpo, quando há algo errado, desligando nossas unidades motoras ligadas aos músculos pela vasta rede neural.


Agora....existe uma fadiga que vocês não explicam. Aquela fadiga que você está bem muscularmente falando, dormiu bem, vem comendo bem, mas simplesmente você não quer treinar! Aquela que você olha para sua bike e tem vontade de quebrá-la em mil pedacinhos! Aquela que você olha para a mochila da academia e dá desespero! Aquela que te faz sentir-se culpado por não querer treinar, mesmo com tanta gente sem condições, mostradas a rodo nos vídeos motivacionais rsrsrsrrs. Aquela que nos faz pensar que não vamos para o céu rsrsrsrs. Aquela que se olha para o tênis de corrida e o chuta para o banheiro!

Para esta fadiga, eu tenho a impressão, não há BCAA, não há glutamina, não há pernas para cima que resolva. Até mesmo os vídeos motivacionais dão raiva rsrsrsrrs. A chamo de Fadiga da Alma! Talvez, seja algum conceito esotérico, relacionado à numerologia ou astrologia rsrrsrs. O que recomendam para ela? Banhos de sais? Comprar alguns cristais e espalhar pela casa? Ler o livro "O Segredo"? rsrsrsrrsrs.

O fato é: respeito essa fadiga também, seja ela de qual for a origem. Vamos no ritmo do corpo e, que eu saiba, a cabeça faz parte dele.

Ulisses


13 comentários:

  1. Caralhooooo... este texto retrata meu momento. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wlad, acho que o lance é bolar uma estretégia para a vontade reaparecer...para isso, acredito que seja essa "quebra" proposta pelo Lodd. Faz todo sentido.

      Excluir
    2. Faça apenas um esporte por dia.... do jeito que der vontade

      5 dias assim, e no 6o vc ja vai treinar bem.

      Não saia comendo qualquer coisa.
      Mantenha a alimentação saudável, MAS sem essas merdas de suplementos.

      Não se deve bagunçar o organismo com suplementos nesse momento.

      Deixa ele fazer sozinho.

      Seu organismo evoluiu para se recuperar sozinho.
      O que vc precisa é apenas dar condições dele agir , naturalmente.

      Treine sim.... mas tranquilo, e apenas um esporte por dia, apenas não fique mais do que 2 dias sem correr ou nadar.
      A bike pode.
      O contato com a corrida e com a água é importante... bem de leve.

      Excluir
    3. Ciro, brilhante. Esta inteligência que não sei se por experiência prática, ou por conversas com outros atletas, ou os dois juntos que você tem, valem mais que mil leituras especializadas muitas vezes. Se todos os atletas experientes pudessem escrever e documentar estes tipos de dicas, de uma inteligência absurda, venderiam best sellers.
      Esta sua dica está anotada e será lembrada sempre que essa muralha da fadiga me aparecer.
      Se me permite, um dia vou escrever algum post sobre essas coisas e vou utilizar este seu texto (com os devidos créditos, é claro rsrsrsrrss), ok?
      Valeu!
      Ulisses

      Excluir
  2. cara.... parece brincadeira... mas depois um ano e meio treinando... confesso que essa semana bateu uma fadiga de alma em mim tb.... e senti exatamente isso aí que vc descreveu....
    tomara que passe logo.... e vai passar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curado, dá uma olhada no que o Lodd escreveu. Faz todo sentido... Talvez não precise dos 10 dias, mas avalie uns 3 dias, enfim. É uma fadiga inexplicável mesmo...

      Excluir
  3. Esse é o bom e velho "training blah"... receita pra isso? Bom provavelmente no meio de um ciclo pro IM vc não vai gostar de ouvir, mas la vai: chuta tudo pro alto por uma semana, 10 dias... dorme tarde, sai pra tomar uma com a galera, come umas besteiras, desliga o despertador, vai jogar futebol com os filhos (se vc não tiver vai com os sobrinhos)... vai cortar grama, arrumar o telhado, qq coisa que não seja treinar. Quanto menos vc lembrar disso melhor.

    Normalmente isso acontece quando eu começo treinar muito cedo pra uma prova que está muito longe ainda (ops...).

    Abs

    LODD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lodd, vc tem toda razão e eu não poderia concordar mais. Eu estou tranquilo, procuro ser mais prudente com essa nóia de ficar triste e depressivo se não treinar. Fiz uma base animal para o IM, mas agora que entrou no período mais específico, a carga pesou. Estou avaliando exatamente essa sua tese de ficar uns dias mais relax. Até porque preciso assimilar a insanidade que foram as últimas semanas. Mas é sempre bom ouvir essas coisas de outros atletas para não nos acharmos preguiçosos e saber que isso acontece com qualquer um. Valeu!

      Excluir
    2. É uma ótima idéia !! O problema é usá-la qndo a pessoa em questão vai depois ficar se martirizando, sofrendo pelo "treino perdido". Infelizmente sou um desses ... hehehe

      No final das contas é tudo culpa da porra da mente!! hehehe
      treino psicológico tb é treino !!

      victor cortez

      Excluir
    3. feito e "funcionado"...kkk.. 3 dias... suficiente... pra mim... treinei normalmente no fim de semana.... kkk

      Excluir
  4. adorei o texto!! é bem isso msm...

    ResponderExcluir
  5. Cara, vc colocou em um texto sensações ou fases que, acho eu, todos passamos.... estou de férias e me dedicando a treinar mais, mas vou te falar, chega em certo ponto que o acúmulo de treinos, pensamentos, obrigações (mesmo de férias, sou ansioso demais), enche o "HD"... aí não tem outra solução, é tentar (sei que é difícil, a gente acaba se cobrando demais), dar uma desligada! Quero aprender a ser mais desencanado...mas não do modo descompromissado, irresponsável, quero fazer como o LODD falou e saber que estou fazendo certo, ou que para aquele momento é certo!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Acho que o Lodd falou tudo mesmo....se desligue..para uns bastam alguns dias, para 1 ou 2 semanas, dependendo do momento prifissional e outras cargas de stress até mais tempo. Sempre nao esquecendo que voltar é preciso...meu jardim ficou lindo....eu nao aguentava olhr ou pensar em academia e no trabalho...acho que agora é pagina virada. Vamos à carga novamente!

    ResponderExcluir