quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Vegetarianismo não é uma escolha alimentar





Virei vegetariano por questões esportivas.

No entanto, estudando o tema, descobri que há muito mais questões éticas por trás deste tema do que se quer eu podria imaginar.

Ser vegetariano não é apenas deixar de comer derivados animais por questões de saúde, mas uma conduta de vida condizente com uma sociedade evoluída. 

Estamos o tempo todo nos preocupando com o assessório, enquanto deveríamos nos preocupar com o principal. Uma dieta onívora (para não dizer carnívora) global massificada é a responsável por uma série de degradações ambientais e sociais. Custo a acreditar que demorei tanto tempo para enxergar isso.

Gostar de bichinhos de estimação e comer carne (qualquer carne) é um contrassenso. Dar meia descarga e demorar menos no banho para salvar a água potável do planeta e comer carne e derivados, é um contrassenso. Ser ativista ambiental e reclamar das obras da usina de Belomonte, mas comer carne e derivados, é um contrassenso. Medidas para economia de energia, enquanto come-se carne e derivados, é um contrassenso, enfim, o vegetarianismo não é apenas trocar um bife por rúcula, mas uma questão de tentarmos ser a mudança que queremos ver no mundo. Ou pelo menos as pessoas de bem querem...

Este pequeno documentário é bem interessante. Acho que vale perder os 15 minutos...


2 comentários:

  1. Matou a pau irmão! Quando li suas primeiras inclinações falando sobre se tornar vegetariano por motivos esportivos apenas, fiz um retorno ao passado e me vi exatamente da mesma forma que você, buscando o vegetarianismo apenas por questões de desempenho esportivo. Que grande ilusão! Ao pesquisar um pouco mais sobre o seu perfil em off, eu não tinha dúvidas que em poucos dias você já teria mudado completamente o foco! Pois é impossível não enxergar as atrocidas existentes depois que, enfim, abrimos os olhos.

    Estou esperando o pedido da sua camiseta FORÇA VEGANA! Será uma honra te ver quebrando tudo com ela. Estou contigo.

    FORÇA VEGANA

    ResponderExcluir